QUARTA CIRCULAR
Local do Congresso
UNSTA – 9de Julio 165
San Miguel de Tucumán
Organizadores:
Universidad del Norte Santo
Tomás de Aquino - UNSTA
Fundación para el estudio del pensamiento argentino e iberoamericano
-FEPAI
Coordenação Geral (Argentina)
Rafael Cúnsulo e Juan José Herrera (UNSTA)
Celina Lértora Mendoza e Ruth Ramasco (FEPAI)
* * *
Informações e contato
* * *
Página web:
* * *
Facebook:
https://www.facebook.com/XIVCongresoLatinoamericanoDeFilosofiaMedieval
Comissão Executiva
durante o Congresso
Celina A. Lértora Mendoza (coordenadora)
Marcela Borelli
Silvia Contaldo
Gustavo Fernández Walker
Natalia
Jakubecki
Ivo Kravic
Judith
Raimondo
Ruth Ramasco
Últimas noticias pré-Congresso
Trabalhos
apresentados em
Sessio latina – Relatos
de pesquisa – Sessão de Discussão – Trabalhos de alunos
Apresentação de livros -
Apresentações espontâneas
integrarão o II Volume das Atas, cuja publicação está
prevista para novembro de 2013
Haverá prazo - até 15
de outubro, para enviar o texto definitivo. Atenção às seguintes recomendações:
- Relatos de pesquisa: devem conter um máximo de 5000
palavras; serão submetidos à avaliação,
de acordo com os criterios para as demais comunicações;
- trabalhos de alunos: devem contem um máximo de 2500
palavras e o texto definitivo deverá ser avaliado por um professor;
- Intervenções nas mesas de discussão: devem conter um máximo de 2500 palavras; serão submetidos à revisão textual e não à
avaliação;
- apresentação de livros: devem conter um máximo de 1500
palavras e, seja um ou mais
apresentadores, apenas deve ser feita uma apresentação por texto. Não será submetido à avaliação. Será
feita apenas revisão textual.
- Para apresentações espontâneas e informações sobre
atividades: procedimentos serão de acordo com a natureza de cada caso.
Credenciamento
Será realizado na
terça-feira, dia 10, de 16h às 20h. e na quarta-feira, 11, às 9h00. Solicitamos,
dentro do possível, que o credenciamento seja feito na terça-feira para não
comprometer as atividades da quarta-feira.
Certificados
- Os certificados dos expositores serão entregues pelos
coordenadores das mesas ao final de cada sessão. Os certificados de
participação de ouvintes serão entregues na sexta-feira e no sábado, ao término
das atividades. Constará do certificado a carga horária do congresso. Para o
recebimento do mesmo exige-se frequência de 75 por cento.
- os certificados dos expositores serão entregues pelos
coordenadores de mesas ao final de cada sessão. Os certificados de participação
de ouvintes serão entregues na sexta-feira e no sábado, ao término das
atividades. Constará do certificado a carga horária do congreso. Para o
recebimento do mesmo exige-se frequência de 75 por cento.
- Caso seja necessário a emissão de certificados com carga
horária inferior a 75 por cento, para fins acadêmicos, solicita-se ao
participante que faça prévio
requerimento na secretaria do Congresso. O mesmo será entregue ao final das
sessões de cada dia.
Jantar de confraternização
Solicitamos, dentro do possível, que os interessados confirmem
sua participação (se ainda não foi feita) e façam o pagamento no valor de 100
(cem pesos argentinos), por ocasião da inscrição, para que se possa reservar os
devidos lugares com antecedencia.
Solicitamos ainda a
atenção de todos os congressistas às orientações que foram dadas nas
Circulares. Mais noticias e comentários, antes e durante o Congresso, poderão
ser feitas em nosso blog.
BEM-VINDOS AO CONGRESSO!
PROGRAMA
PRE-CONGRESSO
Domingo 8
19 hs. Missa en latim, rito extarordinário (Summorum Pontificum),
Capilla del Buen Pastor
Calle Mendoza, entre Junín y Salta
Segunda-feira 9
Sede UNSTA- 9 DE Julio 165
10 hs. Triduum: prima lectio ab Walter Redmond dictata
Logica
Terça-feira 10
10 hs. Triduum: seconda et tertia lectiones ab Walter Redmond
dictatae
Logica Dei – Logica
Naturae
16 a 20 hs. Recepção e credenciamento
CONGRESSO
Sede UNSTA- 9 de julio
165
Quarta-feira 11
9 hs. Recepção e credenciamento
10 hs. Abertura
Pronunciamiento do Rector de UNSTA, Ing. Luis Raúl Alcalde e
da
Presidente de FEPAI: Dra. Celina A. Lértora Mendoza
Entrega de diplomas aos presidentes de honra
10,30 hs. Conferência inaugural: Luis Alberto De Boni A crítica de Ricardo Fitzralph às ordens mendicantes
– Apresentação: Celina A. Lértora Mendoza
11,30 hs. Pausa
11,45 hs. Painel:
Continuidad y Rupturas
Apresentação e Coordenação: Celina Lértora Mendoza
Jorge da Silva Santos Limites e fecundidades de uma prática
fenomenológica da Idade Média
Ruth Ramasco Continuidad
y ruptura: el ‘ahora’ como espejo y enigma
13 - 15 hs. Pausa
15 - 16,30 hs. Sessões
paralelas
- Sessão de comunicações - História até o s. XII
Coordenação: Marcela Borelli
Sidnei Francisco do
Nascimento Sobre a providência divina e o destino: Plotino e Orígenes
Annella Costaguta El
perfil político regio en Isidoro de Sevilla
Tomás Fernández El Florilegium
Coislinianum y los Fragmenta in
Matthaeum (CPG 2141.7) Atribuidos a Atanasio de Alejandría
- Sessão de comunicações – História ss. XII-XIV
Coordenação: Silvia Contaldo
Noeli Dutra Rossatto A profecia joaquimita dos três grandes homens
Jonathas Campos de
Oliveira Aspectos teológicos presentes nas
críticas de Bernardo de Claraval à orden de Cluny em sua carta a Roberto
Pedro Edmundo Gómez Lectio Dantis: continuidad
y ruptura en la distinción de las alegorías
16,30 -16,45 hs. Pausa
16,45 - 18,15 hs. Sessões paralelas
- Sessão de comunicações - Temas e problemas
Coordenação: Celina Lértora
Juan Manuel Campos
Benítez Los octágonos medievales de oposición y equivalencia
Enrique Corti Dialéctica trinitaria y trinitarismo
María Leonor Xavier A
questão do apriorismo do argumento anselmiano. Uma leitura escolástica
- Sessão de comunicações -
História ss. XII - XIV
Coordenação: Natalia Jakubecki
María del Mar Castillo
Enrique de Gand y Juan Duns Escoto: ¿cómo elegir rectamente?
Susana Violante Otloh
de San Emeramo y el infierno de Dante
José Blanco El
presunto averroísmo de Dante
-Sessão de Comunicações – Tomás de Aquino
Coordenação: Olga Larre
Ignacio Anchepe Inmanencia
y conocimiento en Tomás de Aquino: a propósito del verbo mental.
André R. Randazzo
Gomes A ciência moral no comentário de Tomás de Aquino ao De Trinitate de Boécio (q. 5, a . 1)
Thiago Plaça Texeira A música em Santo Tomás de Aquino
18,15-18,30 hs. Pausa
18,30 - 19,30 hs. Sessio Latina agitata
Praesentatio: Walter Redmond
Oscar Velásquez Momentum aeternitatis: Ostiae Tiberinae contemplatio
Natalia Jakubecki Contritio, confessio et poenitentia in conceptione
plenitudinis potestatis Petri Abaelardi
Celina A. Lértora Mendoza Robertus Grosseteste Commentator:
Aristotelis theoria scientiae (Post. Anal.
I)
Walter Redmond Necessitas contingentiae apud scholasticos
logicosque recentes
Gustavo Fernández
Walker Quaestio subtilissima de
erotica
19,30 hs. Apresentação
de livros
Coordenação: Marcela Borelli
* Filosofía Medieval:
continuidad y rupturas. XIV Congreso Latinaomericano de filosofía Medieval.
Actas I, Bs. As., Ed. FEPAI; 2013 – por Celina A. Lértora Mendoza y Natalia
Jakubecki
* Orígenes, Tratado
sobre os Princípios, Tradução de João Lupi. São Paulo, Paulus, 2012 – por
João Lupi
* Cadernos Patrísticos.
Textos e Estudos. Instituto de Teologia/Faculdade Católica / de Santa Catarina,
Florianópolis, 2011, n.10 – por João Lupi
* VersioneS,
Buenos Aires, FEPAI- Ediciones del Rey, N. 15, 2013 – por Ana Mallea
* Tomás de Aquino, Comentario
a las Sentencias de Pedro Lombardo, Pamplona, EUNSA, 2013 – por Ana Mallea
* Oscar Velásquez, Platonis Alcibiades, editio critica
del texto griego, Santiago de Chile, Ediciones Tácitas, agosto 2013 – por
Giannina Burlando
* Oscar Velásquez, Platón,
Alcibíades, texto bilingüe y comentarios, Santiago de Chile Ediciones
Tácitas, agosto 2013 – por Giannina Burlando
* Scripta Mediaevalia,
CEFIM, vol. 5 y 6 – por José Mendoza
d
Quinta-feira 12
9 - 10,30 hs. Sessões paralelas
- Sessão de comunicações - Filosofias árabe y judía
Coordenação: Gustavo Fernández Walker
Bernabé Aráoz Vallejo Un
aporte de la psicología aviceniana en Occidente
Alessandra Beccarisi “Der geist muoz sich halten in
einer lîdelicheit”. Averroes
nell’opera tedesca di Meister Eckhart
Amira Juri Cuestiones
acerca de la posibilidad, la hermenéutica sacra y la lengua árabe en la
filosofía de Averroes.
-
Sessão de Comunicações - Tomás de Aquino
Coordenação - Ricardo
Villalba
Santiago Argüello El
carácter intelectual de los deseos más profundos. Repensando a Tomás de Aquino
a partir de Henri Bergson
Evaniel Bras dos
Santos A noção de natureza no De principiis naturae de Tomás de
Aquino
Camila de Souza Ezidio
A Construção dos Conceitos de Ato e Potência na História da Filosofia
10.30-10,45 hs. Pausa
10,45 - 12 hs. Sessões
paralelas
- Sessão de comunicações - Filosofías árabe y judía
Coordenação: Gustavo Fernández Walker
Jimena Paz Lima Introducción al problema de la materia
según el Compendio de Metafísica de
Averroes
Silvia Ziblat Política y filosofía en Hasday
Crescas (Barcelona, 1340 - Zaragoza 1412). Una aproximación
Sessão de comunicações - Estudios misceláneos de translatio
Coordenação: Olga Larre
João Lupi Patrística e Medieval: os Estudos Patrísticos no Brasil
Natalia Strok Creatio ex nihilo en Juan Escoto
Eriúgena y su recepción en las historias de la filosofía de Brucker, Tennemann
y Rixner
Johnny Taliateli de
Couto A hierocracia pontifícia posta em prática: uma análise dos processos de
deposição do rex tyrannus e
do rex inutilis
- Sessão de comunicações - Tomás de Aquino
Coordenação: Carlos Arthur do Nascimento
Sergio de Souza Salles
Tomás de Aquino e a “regula
dilectionis proximi”
Anselmo Ferreira Imaginação
e abstração em Tomás de Aquino
Fernanda Ferreira de
Campos A noção de
sabedoria na Suma Contra os Gentios
12- 13 hs. Videoconferência:
Gregorio Piaia Il contributo del
medioevo alla nascita. Della moderna storiografia filosofica
13 a 15 hs. Pausa
15 - 16,30 hs. Sessões paralelas
- Sessão de comunicações - Tomás de Aquino
Coordenação: Ana Mallea
Silvana Filippi La
metafísica en Tomás de Aquino a contraluz de la interpretación heideggeriana
Pablo Furlotti Justicia y amor de amistad según el
pensamiento de Tomás de Aquino
Matheus Gómes Monteiro
Tomás de Aquino: princípio de não-contradição e a onipotência divina
- Sessão de comunicações – Estudios misceláneos de translatio
Coordenação: Olga Larre
Fernando Lima ¿Por
qué el Pseudo Dionisio no sistematizó una antropología?
Ricardo Villalba Apuntes en torno a la división de las ciencias
especulativas según las Quaestiones super
libros Metaphysicorum Aristotelis VI, I de Duns Scotus
Diego Toscano Antecedentes medievales de las teorías de los
signos
- Simpósio Nicolás de Cusa
Coordenação: Claudia D’Amico (Jorge da Silva Santos)
Ezequiel Ludueña La
noción de contractio en Bertoldo de
Moosburg como una fuente de Nicolás de Cusa
Alexia Schmitt El
hombre como segundo dios: la asimilación de la sentencia de Hermes Trismegisto
por Nicolás de Cusa
Cecilia Rusconi Las
premisas de la ciencia enigmática. Una breve introducción a De Beryllo de Nicolás de Cusa
16,30 -16,45 hs. Pausa
16,45 - 18,15 hs.Sessões
paralelas
- Simpósio Nicolás de Cusa
Coordenação: Claudia D’Amico (Jorge da Silva Santos)
Claudia D’Amico Nicolás
de Cusa: ontología, henología y metafísica del intelecto
Victoria Arroche La
noción de principium y sus fuentes en
el De Beryllo de Nicolás de Cusa
José Texeira Neto De
principio (1459) de Nicolau de Cusa:
continuidadee ruptura com a tradição neoplatônica?
- Simpósio: Escolástica Americana
Coordenação: Celina Lértora (Walter Redmond)
Mauricio Beuchot Alonso
de la Vera Cruz y su obra Fisica
Celina A. Lértora
Mendoza Continuidad escolástica y ruptura premoderna: la materia primera en
los cursos coloniales
Ángel Muñoz García Escolástica
colonial venezolana
18,15-18,30 hs. Pausa
18,30 - 19,30 hs. Sessão
Especial: Escolástica Americana
Conferência :
Walter Redmond Tiripitio et cetera. La filosofía en la
colonias ibéricas de América
Apresentação de Projeto
21 hs. Apresentação do Coral da UNSTA, dirigido pelo Maestro Orlando
Dip
d
Sexta-feira 13
9 - 10,30 hs. Sessões
paralelas
- Sessão de comunicações - Tomás de Aquino
Coordenação: Rafael Cúnsulo
Carlos Alberto
Insaurralde Comentarios del Doctor
Angélico al Libro de las Sentencias de
Pedro Lombardo sobre la contemplación virtuosa de los reflejos de la
Belleza divina en el orden del Universo
Darío Limardo La tesis de la convertibilidad
entre ‘ente’ y ‘verdadero’ en Tomás de Aquino
Juan José Herrera El
conocimiento divino del universo según Tomás de Aquino .Del Dios de Aristóteles
al Dios de la Biblia
- Sessão de comunicações – Temas de ética e política na Escolástica
Coordenação: Ricardo Villalba
Olga Larre Un
estudio en torno a la posibilidad y el objeto de la felicidad en la ética de
Guillermo de Ockham
Graciela Assaf de
Viejobueno El derecho natural y el derecho de gentes: que va de ayer a hoy
Sergio Castaño Potestas
suprema e independencia como notas de la república en Vitoria y Suárez. La
tesis y sus problemas
- Sessão de comunicações – Ensino de Filosofia Medieval
Coordenação: Olga Beltramo
Isabel Cardozo Experiencia
docente en la enseñanza de la Filosofía
Medieval
Catherine Melo Alves O Ensino de História da Filosofia
Medieval no Curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins:
tendências, apontamentos e limites pedagógicos.
César Ibarra Enseñanza
virtual de la filosofia medieval y
realidad social
10.30-10,45 hs. Pausa
10,45 – 12 hs. Sessões paralelas
- Sessão de comunicações: - Buenaventura de Bagnoregio
Coordenação: Susana Violante
Gerald Cresta Especificidad
de la belleza en el pensamiento de San Buenaventura
Armenia Maria de Souza
A problemática da pobreza em
são Boaventura de Bagnoregio (+ - 1217/1221- 1274): uma análise da apologia
pauperum
Beatriz Reyes Oribe La voluntas naturalis en el Comentario
a las Sentencias de Pedro Lombardo de San Buenaventura
- Sessão de comunicações- Tomás de Aquino
Coordenação: Ana Mallea
Rafael Cúnsulo Libertad
y Religión
Martín de Blassi El
tratamiento de la acedia en Tomás de Aquino: ¿vicio o tristeza?
Carlos Arthur do
Nascimento O Comentário de Tomás de Aquino aos Segundos Analíticos, Liv. I, cap. 13, 78b34-79a16.
- Sessão de comunicações - Filosofía s. XII
Coordenação: Olga Beltramo
Edsel Diebe Influências
platônicas no conceito de existimatio
em Pedro Abelardo
Natalia Jakubecki Juan
de Salisbury: el Policraticus como
bisagra entre la tradición y la innovación
12 -13,30 hs. Sessão
especial: Estética medieval
Apresentação e coordenação: João Lupi
Melisa Chornobay
Bergonso A estética musical em Boécio: beleza, harmonia, números, som e
afetos
Ricardo Ferreira Nunes
A influência do pensamento teológico e filosófico nas transformações
arquitetônicas do espaço religioso das catedrais góticas medievais
Ricardo Da Costa El relato del Génesis en el Tapís de la Creació (siglos XI-XII): la transcendencia en la Estética Medieval
13,30 - 15 hs. Pausa
15 - 16,30 hs. Sessões
paralelas
- Sessão de comunicações - Tomás de Aquino
Coordenação: Ruth Ramasco
Ana Mallea No
irracionales sino no racionales
José Mendoza Introducción
al análisis de la noción philosophia
prima en Tomás de Aquino y sus implicancias regulativas en las ciencias
particulares
Paulo Martines A liberdade humana para Tomás de Aquino
- Sessão especial:
Agustín de Hipona
Apresentação e coordenação: Silvia Contaldo
Julio Méndez El
modelo agustiniano de relaciones entre fe y filosofía
Mariana Paolozzi de
Cunha A ambivalência da razão em Agostinho
Oscar Velázquez Las
Confesiones de San Agustín en la
perspectiva de la caverna platónica
16,30 -16, 45 hs.
Pausa
16,45 - 18,15 hs. Sesiones paralelas
- Simpósio: Continuidades y
rupturas en torno a los Magistri Artium
parisienses
Coordenação: Valeria Buffon (Violeta Cervera Novo)
Antoine Côté Boecio de
Dacia, la eternidad del mundo y la doble verdad. Retorno sobre un viejo problema
Mariano Pérez Carrasco
Monopsiquismo y monosomatismo. Voegelin intérprete de Siger de Brabante
Iacopo Costa La Ética Nicomaquea
en París (1270-1300)
- Sessão especial: Agustín de Hipona
Corodenação: Silvia
Contaldo
Marcos Nunes Costa A
criação e suas formas arquétipas eternas na cosmogênesis agostiniana
Ricardo García De la metáfora a la ontología: las dos
ciudades en Agustín de Hipona. Revisión de la tesis del “Agustinismo político”
de H-X. Arquillière y su culminación en
Egidio romano
Silvia Contaldo Jura
dizer a verdade, somente a verdade? Breve Comentário sobre o De Mendacio de Agostinho
18,15-18,30 hs. Pausa
18,30 - 20,30 hs. Sessão especial San Agustín
Informações sobre atividades de pesquisas e estudos
agostinianos
Encerramento do Simpósio: Silvia Magnavacca Ruptura
agustiniana y continuidad contemporánea a propósito de Antígona 335
Vídeo musical : Agustín de Hipona
d
Sábado 14
9 - 10,30 hs. Sessões
paralelas
- sessão de comunicações: Tomás de Aquino
Coordenação: Carlos Arthur do Nascimento
Rodrigo Marinho Santos
Ribeiro A criação segundo Santo
Tomás de Aquino
Matheus Pazos O
uso da analogia em Tomás de Aquino: notas sobre Summa Theologiae, I, 13, 5
Macelo Pereira de
Andrade O autoconhecimento da alma em Tomás de Aquino: o afastamento em
relação à posição agostiniana da notitia
sui
- Simpósio: Continuidades y rupturas…
Coordenação: Valeria Buffon (Cervera Novo)
Ricardo Saccenti Naturaleza
y Escritura. Ley de la naturaleza y ética cristiana en la cultura universitaria
a mediados del siglo XIII
Fernanda Ocampo Siger de Brabant y Dietrich von Freiberg. En
torno al debate sobre la ‘distinción real’ entre esencia y acto de ser
René Letourneau Roger
Bacon y Robert Kilwardby en la facultad de artes de París: algunos elementos de
continuidad doctrinal en los Communia
gramatice (ca. 1260)
Valeria Buffon Discusiones
metodológicas y epistemológicas en torno al estudio del bien supremo en algunos
comentarios a la Ética Nicomaquea durante el siglo
XIII
10.30-10,45 hs. Pausa
10,45 -12 hs. Sessões
paralelas
- Sessão de comunicações: Filosofía ss. XII-XV
Coordenação: Ricardo Villalba
Marcela Borelli La estructura narrativa del Canzoniere. Una posible respuesta al
conflicto moral agustiniano del Secretum
José de Oliveira
Barbalho A teoria marsiliana do sacerdócio
- Simpósio: Continuidades y
rupturas…
Coordenação: Valeria Buffon (Cervera Novo)
Violeta Cervera Novo La utilización del corpus
aristotélico en los primeros comentarios a la Ética Nicomaquea: la anónima Lectura
abrincensis in Ethicam ueterem
Ana María Mora Márquez
Interacciones entre lógica y gramática en el siglo XIII (Facultad de artes – universidades de Paris y Oxford)
Gustavo Fernández
Walker Los “nuevos lenguajes”
oxonienses en la Universidad de París: condiciones de posibilidad de una
revolución metodológica
- Sessão de relatos de pesquisas
Coorddenação: Juan José Herrera
María Soledad Ale
La sabiduría del justo
Flavia Dezzutto
Sobre las nociones de intellectus/felicitas
y affectus/beatitudo en Alberto Magno
Paula Freitas Acumulo
e circulação da moeda em Incola Oresme
- Sessão de alunos
Coordenação: Susana Violante
Mariano Olivera De
la angustia vital o preocupación del amor en San Agustín
Alexis Marcus
Consideraciones sobre la traslatio studii entre los siglos VI y IX
Nicolas Martínez Sáez
y Elías Bravo El amor cortés como bisagra entre
dos Edades Medias
Nahima Caram Éxtasis y Excessus Mentis en el Itinerarium de San
Buenaventura
12 -13 hs. Assembleia-
eleição da sede do próximo Congresso
13 - 15 hs. Pausa
15 hs. -16,30 hs. Sessões
paralelas
- Sessão de comunicações: Filosofía de los ss. XV-XVIII
Coordenação: Celina Lértora Mendoza
Olga Beltramo La
ley natural en el tratado De legibus et
legisltore Deo de Francisco Suárez
Giannina Burlando Método
histórico rupturista en el sistema de la virtud política de F. Suárez
Antonio Rocha Martins Semânticas
e ressonâncias medievais do poder na modernidade. Inocêncio III e Martín de
Azpilcueta
Sessão de relatos de
pesquisas
Coordenação: Silvia Contaldo
Jacob Scheneider A imagem de Platão em Tomás de Aquino. Observações a uma
controversa medieval: Platão e/ou Aristóteles
Roberto Merizalde Las principales fuentes de la
visión estética de Tomás de Aquino
Eduardo Rosaz Filosofía
y exégesis: “dioses por participación” según Santo Tomás
-Sessão de alunos
Coordenação: Gustavo Fernández Walker
Pedro Agustín Medei
Salus: voz latina resignificante del ars medica
Marcio Fernandes
Aspectos históricos e conceituais do “de virtutibus in communi” de Tomás de
Aquino
Emiliano Primiterra
Tomás de Aquino: aproximaciones y diferencias respecto de Aristóteles
Antonella Oviedo
Libertad, voluntad, cuerpo y trascendencia en la mística de Margarita Porete
- Sessão de temas livres
Coordenação: Marcela Borelli
16,30 -16, 45 hs.
Pausa
16,45 - 17,45 hs. Painel
de discussão “Ensino e Pesquisa em Filosofia Medieval”
Coordenação: Marcela Borelli
Inscritos
Natalia Jakubecki
Celina A. Lértora Mendoza
Ana Mallea
Susana Violante
Ricardo Villalba
17,45-18, 45 hs. Conferência
de encerramento: José Antonio C. R. de
Souza A conduta ética do rei no De
regimine christiano de Tiago de Viterbo -
Apresentação: Celina A. Lértora Mendoza
19 hs. Encerramento e
Despedida
Juan José Herrera
Sílvia Contaldo
Ruth Ramasco
Celina A. Lértora Mendoza
20, 30 hs. Jantar de confraternização
* * *
TERCEIRA CIRCULAR
Local do Congresso
UNSTA
San Miguel de Tucumán
Organizadores:
Universidad del Norte Santo Tomás de Aquino - UNSTA
Fundación para el estudio del
pensamiento argentino e iberoamericano -FEPAI
* * *
Página web:
* * *
Programação
e informações sobre as Sessões
1. Conferências plenárias sob a responsabilidade
de convidados especialistas.
Estão previstas quatro conferências plenárias
sob a responsabilidade de Luis A. De Boni (conferência inaugural), Gregoria Piaia (quinta-feira ao
meio-dia), Walter Redmond (quinta-feira, à tarde) e José Antônio C. R. de
Souza.
2. Painéis e sessões plenárias especiais
Están
agendados Estão agendados
- Painel
‘Continuidade e Rupturas’ (quarta-feira, manhã)
- Sessio latina agitata (quarta-feira, à
tarde)
- Sessão
Escolástica americaba (quinta á tarde, (Simpósio
de encerramento homônimo)
- Sessão
Especial de Estética Medieval (sexta-feira, ao meio dia)
- Sessão
Especial: Agostinho de Hipona (encerramento em conjunto com a sessão especial em
paralelo – secta-feira à tarde)
3. Simpósios – a programação detalhada será enviada em breve
- Nicolau
de Cusa: Coordenação de Claudia D’Amico
(quinta-feira à tarde)
-
Escolástica Americana: coordenação de Celina A. Lértora Mendoza (quinta-feira à
tarde)
- Continuidades e ruptura em torno dos magistri
artium parisienses: coordenação Valeria Buffón(sexta-feira á tarde e sábado
de manhã)
4. Sessões de Comunicações – a programação será enviada em breve
5.
Informes de investigación. Anuncio importante. Se autoriza a quienes no
lleguen a tiempo con la terminación de
su inscripción para ser incluidos en el programa de Simposio, sesiones
especiales y comunicaciones, y en la publicación de las Actas, que pueden
presentar su trabajo como Informe de investigación”, de acuerdo a lo
establecido en la Primera Circular, teniendo plazo para inscribirse en esta sesión hasta el 20 de agosto
6. Sesiones para alumnos avanzados. Se recuerda a los alumnos que han presentado trabajo que deben
acompañar la aprobación de un profesor:
plazo hasta el 20 de agosto
7. Sesión de discusión: Enseñanza e investigación
en Filosofía Medieval (sábado por la tarde) Se ha abierto este
espacio para la reflexión y discusión de ideas y propuestas sobres este tema.
Los interesados en reservar un espacio para exponer brevemente sus ideas (5/7
minutos) deben hacerlo hasta el 20 de
agosto. Termindas estas exposiciones, si hay tiempo se admitirán otras
espontáneamente, y luego se pondrán todas en discusión.
8. Sesión de presentaciones espontáneas (sábado por la mañana) La organización ha decidido abrir un
espacio para presentaciones espontáneas sobre los temas del congreso (con
excepción de los que serán considerados en la Sesión de discusión y los
relativos a la seria de congresos latinoamericanos y próxima sede, que serán
tratados en la Asamblea, fijada para el sábado almediodía)
Nota: para la sessio latina se admiten participaciones hasta el 20 de agosto
Listado de trabajos agendados
Araoz Vallejo,
Bernabé, “Un aporte de la psicología aviceniana en Occidente”
Argüello,
Santiago, “Aspectos de la concepción de inteligencia en Tomás de Aquino que la
filosofía bergsoniana invita a repensar”
Arroche,
Victoria, “La noción de principium y
sus fuentes en el De Beryllo de Nicolás de Cusa”
Beauchot,Mauricio,
“Alonso de la Vera Cruz y su obra física”
Beccarisi, Alessandra, “Der geist muoz sich halten in
einer lîdelicheit. Averroes
en la obra alemana de Meister Eckhart”
Blanco, José, “El
presunto averroísmo de Dante”
Brás dos Santos,
Evaniel, “A noção de natureza no De
principiis naturae de Tomás de Aquino”
Buffón, Valeria,
“Discusiones metodológicas y epistemológicas en torno al estudio del bien
supremo en algunos comentarios a la Ética Nicomaquea durante el siglo XIII”
Burlando,
Giannina, “Método histórico crítico
rupturista en el sistema de la virtud política de F. Suárez”
Campos Benítez,
Juan Manuel, “Los octágonos medievales de oposición y equivalencia”
Cardozo, Isabel,
“Experiencia docente en la enseñanza de la Filosofía Medieval”
Castaño, Sergio,
“Potestad suprema e independencia como notas de la república en Vitoria y
Suárez. La tesis y sus problemas”
Castillo, María
del Mar, “Enrique de Ganthe y Juan Duns Escoto: ¿cómo elegir rectamente?”
Cervera
Novo,Violeta, “La utilización del corpus aristotélico en los primeros
comentarios a la Ética Nicomáquea: La anónima Lectura abrincensis in Ethicam ueterem anónima “
Chornobay
Bergonso, Melissa, “A estética musical em Boécio: beleza, harmonia, números,
som e afetos”
Corti, Enrique,
“ialéctica trinitaria y trinitarismo”
Costa, Iacopo,
“La Ética Nicomaquea en París (1270-1300)”
Côté, Antoine,
“Boecio de Dacia, la eternidad del mundo y la doble verdad. Retorno sobre un
viejo problema”
Cúnsulo, Rafael,
“Libertad y Religión en Tomás de Aquino”
da Costa,
Ricardo, “El relato del
Génesis en el Tapiz de la Creación (siglo XII): la trascendencia en la
Estética”
da Silva Santos,
Jorge, “Limites e fecundidades de uma prática fenomenológica da Idade Média”
D'Amico, Claudia,
“Nicolás de Cusa: ontología, henología y metafísica del intelecto”
de Boni, Luis, “A
crítica de Ricardo Fitzralph às ordens mendicantes”
de Oliveira
Barbalho, José, “A teoria marsiliana do sacerdocio”
de Souza Izidio,
Camila, “Ato e Potência na primeira via que demonstra a existência de Deus em
São Tomás de Aquino”
de Souza Salles,
Sergio, “Tomás de Aquino e a regula
dilectionis proximi”
Diebe, Edsel,
“Influências Platônicas no Conceito de existimatio Pedro Abelardo”
do Nascimento,
Carlos, “O Comentário de Tomás de Aquino aos Segundos Analíticos, I, 13,
78b34-79a16”
do Nascimento,
Sidnei Francisco, “Sobre a providência divina e o destino: Plotino e Orígenes”
Dutra Rossatto,
Noelí, “A profecia joaquimita dos três grandes homens”
Fernández Walker,
Gustavo, “Los ‘nuevos lenguajes’ oxonienses en la Universidad de París:
condiciones de posibilidad de una revolución metodológica”
Ferreira, Anselmo,
“Imaginação e abstração em Tomás de Aquino”
Ferreira de
Campos, Fernanda, “A noção de sabedoria na Suma
Contra os Gentios”
Ferreira Nunes,
Ricardo, “A influência do pensamento teológico nas transformações
arquitetônicas do espaço religioso das catedrais góticas medievais”
Filippi, Silvana,
“La metafísica en Tomás de Aquino a contraluz de la interpretación
heideggeriana”
Furlotti ,Pablo,
“Justicia y amor de amistad según el pensamiento de Tomás de Aquino2
García, Ricardo,
“De la metáfora a la ontología: la interpretación de las dos ciudades en
Agustín de Hipona”
Gomes Monteiro,
Matheus, “Tomás de Aquino: o princípio de não-contradição e a onipotência
divina”
Herrera, Juan
José, “El conocimiento divino del universo según Tomás de Aquino. Del Dios de
Aristóteles al Dios de la Biblia”
Ibarra, César,
“Enseñanza virtual de la filosofía medieval y realidad social”
Insaurralde,
Carlos Alberto, “Comentarios del Doctor Angélico al libro de las Sentencias de Pedro Lombardo sobre la
contemplación virtuosa de los reflejos de la Belleza divina en el orden del
Universo”
Jakubecki,
Natalia, “Juan de Salisbury: el Policraticus como bisagra entre la tradición y
la innovación,,
Juri,
Amira,”Cuestiones acerca de la lengua árabe y la hermenéutica sacra en la
filosofía de Averroes”
Larre, Olga, “Un
estudio en torno a la posibilidad y el contenido de la felicidad en la ética de
Guillermo de Ockham”
Lértora, Celina,
“Continuidad escolástica y ruptura premoderna: la materia primera en los cursos
coloniales”
Lima, Jimena,
“Introducción al problema de la materia según el Compendio de Metafísica de
Averroes”
Limardo, Darío,
“La tesis de la convertibilidad entre ‘ente’ y ‘verdadero’ en Tomás de Aquino”
Ludueña,
Ezequiel, “La noción de contractio en
Bertoldo de Moosburg como una fuente de Nicolás de Cusa”
Lupi, João,
“Patrística e Medieval: os Estudos Patrísticos no Brasil”
Magnavacca,
Silvia, “Ruptura agustiniana y continuidad contemporánea a propósito de Antígona 335”
Mallea, Ana, “No
irracionales sino no racionales”
Marinho Santos
Ribeiro, Rodrigo, “A criação segundo
Santo Tomás de Aquino: Deus como princípio e causa da existência de todas as
coisas”
Martín De Blassi,
Fernando, “El tratamiento de la acedia en
Tomás de Aquino: ¿vicio o tristeza?”
Méndez, Julio,
“El modelo agustiniano de relaciones entre fe y filosofía”
Mendoza, José,
“Análisis de la noción de philosophia prima en Tomás de Aquino y sus
implicancias regulativas en las ciencias particulares”
Mora Márquez,A na
María, “Interacciones entre lógica y gramática en la Facultad de Artes de la
Universidad de París en el siglo XIII”
Muñoz García,
Ángel, “Escolástica colonial venezolana”
Nunes da Costa,
Marcos, “A criação e suas formas arquétipas eternas na cosmogênesis
agustiniana”
Ocampo, Fernanda,
“Siger de Brabant y Dietrich von Freiberg en torno al debate sobre la
‘distinción real’ entre esencia y acto de ser”
Paolozzi Sérvulo
da Cunha, Mariana, “A ambivalência da razão em Agostinho: potente e impotente”
Pazos, Matheus,
“O uso da analogia em Tomás de Aquino”
Pereira de
Andrade, Marcelo, “ autoconhecimento da alma em Tomás de Aquino”
Piaia, Gregorio, “Il contributo del medioevo alla nascita della moderna
storiografia filosofica”
Redmond, Walter,
“Tiripitio et cetera. la filosofia en la colonias ibéricas de América”
Reyes Oribe,
Beatriz, “La voluntas naturalis en el Comentario a las Sentencias de Pedro Lombardo de San
Buenaventura”
Ribeiro dos
Santos Campos de Oliveira, Jonathas, “Aspectos teológicos presentes nas
críticas de
Bernardo de
Claraval à ordem de Cluny em sua carta a Roberto”
Rocha Martins,
Antonio, “Semânticas e ressonâncias medievais do poder na modernidade.
Inocêncio III e Martin de Azpilcueta”
Rusconi, Cecilia,
“Quaeramus in nobis Intelecto y fe en
Nicolás de Cusa”
Saccenti,
Ricardo, “Naturaleza y Escritura: ley natural y ética cristiana en la cultura
universitaria de mediados del siglo XIII”
Schmitt, Alexia,
“El hombre como segundo dios: la asimilación de la sentencia de Hermes”
Trismegisto por Nicolás de Cusa”
Strok, Natalia, “Creatio
ex nihilo en Juan Escoto Eriúgena y su recepción de las historias en la
filosofía de Brucker, Tennemann y Rixner”
Taliateli do
Couto, Johnny, “A hierocracia pontifícia posta em prática: uma análise dos
processos de deposição do Rex inutilis
e do Rex tyrannus”
Texeira Neto,
José, “De principio (1459) de Nicolau
de Cusa: continuidade e ruptura com a tradição neoplatônica?”
Velázquez, Oscar,
“La Confesiones de Agustín en la perspectiva de la caverna platónica”
Violante, Susana,
“Otloh de
San Emeramo y el infierno de Dante”
Xavier, María
Leonor, “A questão do apriorismo do
argumento anselmiano. Uma leitura escolástica”
Ziblat, Silvia,
“Política y filosofía en Hasday Crescas (Barcelona, 1340- Zaragoza, 1412)”
Lenguas del congreso
Serán
lenguas oficiales del congreso el castellano y el portugués, las circulares oficiales serán bilingües. La
comunicación puede hacerse en cualquiera de los dos idiomas.
Se
aceptarán trabajos en cualquiera de las lenguas habituales.
Tasas
de Inscripción
-
Participantes graduados $USA 35 = $ 200
-
Estudiantes (acreditar con libreta universitaria) gratis
* * *
SEGUNDA CIRCULAR
*** FICHA DE INSCRIÇÃO ***
Local
do Congresso
UNSTA
San Miguel de Tucumán
Organização
Universidad
del Norte Santo Tomás de Aquino - UNSTA
Fundación
para el estudio del pensamiento argentino e iberoamericano -FEPAI
Coordenação geral (Argentina)
Rafael Cúnsulo y Juan José Herrera (UNSTA)
Celina Lértora Mendoza y Ruth Ramasco (FEPAI)
* * *
Informações e contato
* * *
Apresentação
de trabalhos
O texto final dos resumos aprovados (veja-se abaixo a relação de
trabalhos - até 20 de maio p.p) poderá ser enviado até 30 de junho de 2013. Deve
conter 5000 (cinco mil) palavras ou 30000 (trinta mil) caracteres no máximo. Os
textos completos que forem aprovados serão publicados em CD, a ser entregue aos
participantes do Congresso. Somente aqueles participantes que entregarem seu texto
completo poderão apresentar seu trabalho e, portanto, terão seu texto incluido no CD e
nas Atas do Congresso.
Sessões para alunos de pós-graduação
Estudantes
de pós-graduação poderão apresentar trabalhos referentes aos seus estudos e pesquisas
sobre os temas do Congresso, segundo os mesmos requisitos. Deverão apresentar
um resumo expandido com 500-600 palavras seguido de uma síntese de 100
palavras. Tanto um quanto outro devem ter sido aprovados pelo professor
orientador. O trabalho final deve ter 2000 palavras. O prazo para envio é 30 de junho.
Sessão latina agitata
A
organização também convoca os interesados a apresentar trabalhos em uma sessão
especial, destinada a estimular o uso da língua latina em trabalhos na área da
Filosofia Medieval, coordenada por Célina Lértora e Walter Redmond.
Os interessados
poderão participar com a tradução latina do trabalho apresentado nas outras
sessões ou com outro rabalho. Os trabalhos devem ter uma extensão mínima de
1500 palavras e um máximo de 5000 palavras, com resumo de 100 palavras. O prazo
para o envio do trabalho e do resumo é 31 de julho. Os trabalhos serão lidos e
discutidos em latim; os interesados em participar como ouvintes poderão solicitar antecipadamente os textos
aos respectivos coordenadores, para preparar suas perguntas e eventuais
observações.
PRE-CONGRESSO
Nos
días 8, 9 e 10 de setembro, na sede do Congresso, serão realizadas atividades
de pre-congresso. Os interesados devem fazer inscrição específica, utilizando o
mesmo modelo que consta desta circular.
TRIDUUM DEUS ET LOGICA
a Gualterio Redmond diebus
8-10 mensis Septembris anno MMXIII oblatum (apud XIV Congressum
Latino-Americanum de Philosophia Aetatis Mediae), patrocinante Sancti Thomas Academia,
Tucumani in Re Publica Argentina.
Praeceptor primam
praelectionem die dominica vespere habebit, alias vero mane feria secunda et
tertia.
Syllabus
1. Sessio Prima: Logica
2. Sessio Secunda: Logica
Dei
3. Sessio Tertia: Logica
Naturae
4. Sessio Quarta: Logica
Perfectionis
5. Sessio Quinta: Logica
Justitiae
6. Sessio Sexta: Logica
Mysticae
7. Sessio Septima: Logica
Logicae
Línguas
do Congresso:
As
línguas espanhola e portuguesa serão as línguas oficiais do Congresso e as
circulares serão bilingües. As comunicações poderão ser feitas em uma ou outra
língua. Serão aceitos trabalhos em ambas
as línguas e inclusive em latim.
.
Taxas
de inscrição
Graduados:
SUSA 35 = s 200
Estudantes
estão isentos da taxa mediante apresentação de documento comprobatório.
Patrocínios e
Apoios
Declaración de
Interés provincial - Legislatura de la Provincial d eTucuman
Facultad
de Filosofía e Instituto de Pensamiento Iberoamericano - Universidad Pontificia
de Salamanca
Facultad
de Filosofía - Universidad de Barcelona
Facultad
de Filosofía - Universidad Complutense de Madrid.
Facultad
de Filosofía - Universidad de Salamanca
Facultad
de Filosofía - Universidad de Alcalá de Henares
Facultad
de Filosofía - Universidad de Granada
Facultad de Filosofía -
Universidad de Sevilla
Sociedad
Española de Filosofía Medieval -
SOFIME
* * *
PRIMEIRA CIRCULAR
*** FICHA DE INSCRIÇÃO ***
Local do Congresso
UNSTA
San Miguel de Tucumán
Organizadores
Universidad del Norte Santo Tomás de Aquino - UNSTA
Fundación para el estudio del
pensamiento argentino e iberoamericano -FEPAI
Autoridades
Presidentes de Honra
Luis Alberto De
Boni (Brasil)
José Antonio C. R. de Souza (Brasil)
Comissão Acadêmica
Jorge Ayala (Espanha)
Francisco Bertelloni (Argentina)
Mauricio Beuchot (México)
Joaquim Cerqueira Gonçalvez (Portugal)
Claudia D’Amico (Argentina)
João Lupi (Brasil)
José Meirinhos (Portugal)
Carlos Arthur R. do Nascimento
(Brasil)
Gregorio Piaia (Itália)
Josep Puig Montada (Espanha)
Rafael Ramón Guerrero (Espanha)
Walter Redmond (EEUU)
Josep Ignasi Saranyana (Espanha)
Oscar Velázquez (Chile)
María Leonor Xavier (Portugal)
Comissão Institucional
Giannina Burlando (Chile)
Marcos Nunes Costa (Brasil)
Jorge Augusto da Silva Santos (Brasil)
Ricardo Luiz Silveira da Costa (Brasil)
Jan ter Reegen (Brasil)
Representantes por
países
Argentina: Silvana
Filippi
Brasil: Alfredo
Culleton
Chile: Santiago
Orrego
Espanha: Pedro Mantas
México: Jorge
Alejandro Tellkamp
Paraguai: Ricardo
Villalba
Peru: Luis Bacigalupo
Uruguai Francisco
O’Reilly
Comissão Executiva
Celina Lértora Mendoza (Coordenadora)
Silvia Contaldo (Brasil)
Susana Violante
Natalia Jakubecki
Gustavo Fernández Walker
Marcela Borelli
Coordenação Geral (Argentina)
Rafael Cúnsulo y Juan José Herrera (UNSTA)
Celina Lértora Mendoza y Ruth Ramasco (FEPAI)
* * *
Informações e contatos
* * *
Página web:
* * *
Objetivos e Fundamentação
O XIV
Congresso dá continuidade a uma série de
congressos latino-americanos cujo objetivo geral é fomentar, fortalecer e consolidar os estudos filosóficos medievais no âmbito da América Latina, criando tradição de pesquisa,
de ensino e de divulgação da Filosofia Medieval.
Neste
congresso propõe-se especialmente:
fortalecer os estudos e a pesquisa da Filosofia Medieval
na América Latina;
conhecermo-nos e dar visibilidade às nossas pesquisas;
recuperar valores e ganhos do ciclo de congressos latino-americanos já
realizados;
abrir
espaço para a pesquisa na área da Escolástica Americana;
fortalecer
a rede latino-americana;
atualizar
os estudos em Filosofia Medieval na
América Latina, promovendo a pesquisa e estudos especializados.
Em
nível internacional os medievalistas
estão empenhados em aprofundar esse mesmo tema. Desejamos e propomos que este
XIV Congresso, a realizar-se na Argentina, no próximo ano,
tenha especial destaque junto à comunidade de pesquisadores medievalistas.
Além
disso, serão aceitos quaisquer outros temas pertinentes à Filosofia Medieval
para os participantes latino-americanos.
Eixos
temáticos
Filosofia
Medieval: Continuidade e Rupturas
Filosofia
Medieval: temas e problemas
1.
Filosofia da Antiguidade Tardia
2.
Patrística
3.
Grandes Mestres da alta Idade Média
4.
Escolástica latina
5.
Filosofia árabe e judia
6.
Filosofia bizantina
7.
Filosofia do Renascimento
8.
Segunda Escolástica
9.
Escolástica americana
10.
Pesquisa e ensino em Filosofia Medieval
Estrutura
Os temas tratados no Congresso serão desenvolvidos de acordo com a seguinte
estrutura:
1. Conferências
plenárias sob a responsabilidade de especialistas convidados
2. Mesas
redondas o painéis sobre temas de relevantes, sob a responsabilidade de
especialistas convidados.
3. Simpósio.
Poderão ser propostos sobre qualquer
tema do Congresso, sob a responsabilidade de
um coordenador e de um sub-coordenador, preferencialmente de países
diferentes. O Simpósio deve ter um mínimo de
3 (três) comunicações e um máximo de 12 (doze), incluidas as dos
Coordenadores. A proposta para oferta de
Simpósio, devidamente fundamentada, deve
ser apresentada pelos respectivos coordenadores até o dia 30 de março e será
avaliada pelo Comitê Científico no prazo de 10 dias após o recebimento. Caberá aos coordenadores proponentes do
Simpósio a avaliação e aprovação das comunicaçoes, cuja composição de
comunicações deverá estar concluída até 30 de abril, data em que
devem ser encaminhadas os resumos e fichas de inscriçao de todos os participantes do Simpósio.
Não
será necessária a apresentação de resumo expandido. A apresentação das comunicações dos Simpósios
obedece aos mesmos critérios indicados
para as demais comunicações.
4. Sessões
de comunicacões: as comunicações serão
apresentadas por aqueles interessados em
participar de alguma das sessões
indicadas. Os resumos e respectivo texto definitivo serão aprovados pelo Comitê
Científico. Os resumos expandidos serão recebidos até o dia 30 de abril de 2013 e devem ter 800-1000 palavras, acompanhado de uma síntese com 100 palavras.
Os
proponentes receberão comunicado de aprovação de sua comunicação dentro de 30
dias, a contar do seu recebimento.
O
texto completo das comunicações dos resumos aprovados deverão ser enviados até
o dia 30 de junho de 2013. O texto deve ter o máximo de 5.000 palavras (ou
30.000 caracteres).
Os
textos completos que forem aprovados serão publicados em CD, a ser entregue aos
particpantes do Congresso. Apenas poderão apresentar o trabalho no Congresso aqueles participantes que entregaram o texto
completo até a data prevista e estes, portanto, estarão incluídos no CD e nas
Atas.
5. Relatos de pesquisa em forma de
posters. Nessa modalidade, as propostas devem ser apresentadas segundo os critérios para apresentação de comunicações e nos mesmos prazos.
6. Sessões para estudantes de
pós-graduação: estudantes de pós-graduação poderão apresentar trabalhos
relativos ao seu tema de pesquisa e que estejam vinculados aos temas do
Congresso, segundo os mesmos criterios de participação. Deverão apresentar resumo expandido de 500-600 palabras acompanhado de uma síntese de 100 palavras. O trabalho final deverá ter, no máximo, 2000 palavras.
Línguas
do Congresso
A
língua espanhola e a língua portuguesa serão as línguas oficiais do congresso;
as circulares oficiais serão bilíngues. As comunicações poderão ser feitas em
um ou outro idioma. Serão aceitos trabalhos em outras línguas.
Taxas de inscrição: $USA 35 = $ 200
·
estudantes não pagam a taxa de inscrição.
Devem apresentar documento comprobatório.
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