Circular (POR)



QUARTA CIRCULAR


Local do Congresso
UNSTA – 9de Julio 165
San Miguel de Tucumán

Organizadores:
Universidad del Norte  Santo Tomás de Aquino - UNSTA
Fundación para el estudio del pensamiento argentino e iberoamericano -FEPAI

Coordenação Geral (Argentina)
Rafael Cúnsulo e  Juan José Herrera (UNSTA)
Celina Lértora Mendoza e Ruth Ramasco (FEPAI)

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Informações e contato

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Página web:


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Facebook:

https://www.facebook.com/XIVCongresoLatinoamericanoDeFilosofiaMedieval 


Comissão Executiva durante o Congresso
Celina A. Lértora Mendoza (coordenadora)
Marcela Borelli
Silvia Contaldo
Gustavo Fernández Walker
Natalia Jakubecki
Ivo Kravic
Judith Raimondo
Ruth Ramasco

Últimas noticias pré-Congresso

Trabalhos apresentados em
Sessio latina – Relatos de pesquisa – Sessão de Discussão – Trabalhos de alunos
Apresentação de livros -  Apresentações espontâneas
integrarão o II Volume das Atas, cuja publicação está prevista para novembro de 2013

Haverá prazo -  até 15 de outubro, para enviar o texto definitivo. Atenção às seguintes recomendações:
- Relatos de pesquisa: devem conter um máximo de 5000 palavras;  serão submetidos à avaliação, de acordo com os criterios para as  demais comunicações;
- trabalhos de alunos: devem contem um máximo de 2500 palavras e o texto definitivo deverá ser avaliado por um professor;
- Intervenções nas mesas de discussão: devem conter  um máximo de 2500 palavras;  serão submetidos à revisão textual e não à avaliação;
- apresentação de livros: devem conter um máximo de 1500 palavras e,  seja um ou mais apresentadores, apenas deve ser feita uma apresentação por  texto. Não será submetido à avaliação. Será feita apenas revisão textual.
- Para apresentações espontâneas e informações sobre atividades: procedimentos serão de acordo com a natureza de cada caso.


Credenciamento
Será  realizado na terça-feira, dia 10, de 16h às 20h. e na quarta-feira, 11, às 9h00. Solicitamos, dentro do possível, que o credenciamento seja feito na terça-feira para não comprometer as atividades da quarta-feira.

Certificados
- Os certificados dos expositores serão entregues pelos coordenadores das mesas ao final de cada sessão. Os certificados de participação de ouvintes serão entregues na sexta-feira e no sábado, ao término das atividades. Constará do certificado a carga horária do congresso. Para o recebimento do mesmo exige-se frequência de 75 por cento.
- os certificados dos expositores serão entregues pelos coordenadores de mesas ao final de cada sessão. Os certificados de participação de ouvintes serão entregues na sexta-feira e no sábado, ao término das atividades. Constará do certificado a carga horária do congreso. Para o recebimento do mesmo exige-se frequência de 75 por cento.
- Caso seja necessário a emissão de certificados com carga horária inferior a 75 por cento, para fins acadêmicos, solicita-se ao participante que faça  prévio requerimento na secretaria do Congresso. O mesmo será entregue ao final das sessões de cada dia.

Jantar de confraternização

Solicitamos, dentro do possível, que os interessados confirmem sua participação (se ainda não foi feita) e façam o pagamento no valor de 100 (cem pesos argentinos), por ocasião da inscrição, para que se possa reservar os devidos lugares com antecedencia.

Solicitamos ainda  a atenção de todos os congressistas às orientações que foram dadas nas Circulares. Mais noticias e comentários, antes e durante o Congresso, poderão ser feitas em nosso blog.



BEM-VINDOS AO CONGRESSO!






PROGRAMA

PRE-CONGRESSO

Domingo 8
19 hs. Missa en latim, rito extarordinário (Summorum Pontificum),
Capilla del Buen Pastor
Calle Mendoza, entre Junín y Salta

Segunda-feira 9
Sede UNSTA- 9 DE Julio 165

10 hs. Triduum: prima lectio ab Walter Redmond dictata
Logica

Terça-feira 10
10 hs. Triduum: seconda et tertia lectiones ab Walter Redmond dictatae
Logica Dei – Logica Naturae

16 a 20 hs. Recepção e credenciamento


CONGRESSO

Sede UNSTA- 9 de julio 165


Quarta-feira 11

9 hs. Recepção e credenciamento

10 hs. Abertura
Pronunciamiento do Rector de UNSTA, Ing. Luis Raúl Alcalde e da
Presidente de FEPAI: Dra. Celina A. Lértora Mendoza
Entrega de diplomas aos presidentes de honra

10,30 hs. Conferência  inaugural: Luis Alberto De Boni A crítica de Ricardo Fitzralph às ordens mendicantes – Apresentação: Celina A. Lértora Mendoza

11,30 hs. Pausa

11,45 hs.  Painel: Continuidad y Rupturas
Apresentação e Coordenação: Celina Lértora Mendoza
Jorge da Silva Santos Limites e fecundidades de uma prática fenomenológica da Idade Média
Ruth Ramasco Continuidad y ruptura: el ‘ahora’ como espejo y enigma

13 - 15 hs.  Pausa

15 - 16,30 hs.  Sessões paralelas

- Sessão de comunicações - História até o s. XII
Coordenação: Marcela Borelli
Sidnei Francisco do Nascimento Sobre a providência divina e o destino: Plotino e Orígenes
Annella Costaguta El perfil político regio en Isidoro de Sevilla
Tomás Fernández El Florilegium Coislinianum y los Fragmenta in Matthaeum (CPG 2141.7) Atribuidos a Atanasio de Alejandría

- Sessão de comunicações – História ss. XII-XIV
Coordenação: Silvia Contaldo
Noeli Dutra Rossatto A profecia joaquimita dos três grandes homens
Jonathas Campos de Oliveira Aspectos teológicos presentes nas críticas de Bernardo de Claraval à orden de Cluny em sua carta a Roberto
Pedro Edmundo Gómez Lectio Dantis: continuidad y ruptura en la distinción de las alegorías

16,30 -16,45 hs.  Pausa

16,45 - 18,15 hs. Sessões paralelas

- Sessão de comunicações - Temas e  problemas
Coordenação: Celina Lértora
Juan Manuel Campos Benítez Los octágonos medievales de oposición y equivalencia
Enrique Corti Dialéctica trinitaria y trinitarismo
María Leonor Xavier A questão do apriorismo do argumento anselmiano. Uma leitura escolástica

- Sessão de comunicações -  História ss. XII - XIV
Coordenação: Natalia Jakubecki
María del Mar Castillo Enrique de Gand y Juan Duns Escoto: ¿cómo elegir rectamente?
Susana Violante Otloh de San Emeramo y el infierno de Dante
José Blanco El presunto averroísmo de Dante

-Sessão de Comunicações – Tomás de Aquino
Coordenação: Olga Larre
Ignacio Anchepe Inmanencia y conocimiento en Tomás de Aquino: a propósito del verbo mental.
André R. Randazzo Gomes A ciência moral no comentário de Tomás de Aquino ao De Trinitate de Boécio (q. 5, a. 1)
Thiago Plaça Texeira A música em Santo Tomás de Aquino

18,15-18,30  hs.  Pausa

18,30 - 19,30 hs. Sessio Latina agitata
Praesentatio: Walter Redmond
Oscar Velásquez Momentum aeternitatis: Ostiae Tiberinae contemplatio
Natalia Jakubecki Contritio,  confessio et poenitentia in conceptione plenitudinis potestatis Petri Abaelardi
Celina A. Lértora Mendoza Robertus Grosseteste Commentator: Aristotelis theoria scientiae (Post. Anal. I)
Walter Redmond  Necessitas contingentiae apud scholasticos logicosque recentes
Gustavo Fernández Walker  Quaestio subtilissima de erotica

19,30 hs.  Apresentação de livros
Coordenação: Marcela Borelli
* Filosofía Medieval: continuidad y rupturas. XIV Congreso Latinaomericano de filosofía Medieval. Actas I, Bs. As., Ed. FEPAI; 2013 – por Celina A. Lértora Mendoza y Natalia Jakubecki
* Orígenes, Tratado sobre os Princípios, Tradução de João Lupi. São Paulo, Paulus, 2012 – por João Lupi
* Cadernos Patrísticos. Textos e Estudos. Instituto de Teologia/Faculdade Católica / de Santa Catarina, Florianópolis, 2011, n.10 – por João Lupi
* VersioneS, Buenos Aires, FEPAI- Ediciones del Rey, N. 15, 2013 – por Ana Mallea
* Tomás de Aquino, Comentario a las Sentencias de Pedro Lombardo, Pamplona, EUNSA, 2013 – por Ana Mallea
* Oscar Velásquez, Platonis Alcibiadeseditio critica del texto griego, Santiago de Chile, Ediciones Tácitas, agosto 2013 – por Giannina  Burlando
* Oscar Velásquez, Platón, Alcibíades, texto bilingüe y comentarios, Santiago de Chile Ediciones Tácitas, agosto 2013 – por Giannina Burlando
* Scripta Mediaevalia, CEFIM, vol. 5 y 6 – por José Mendoza

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Quinta-feira 12

9 - 10,30 hs. Sessões paralelas

- Sessão de comunicações - Filosofias árabe y judía
Coordenação: Gustavo Fernández Walker
Bernabé Aráoz Vallejo Un aporte de la psicología aviceniana en Occidente
Alessandra Beccarisi  Der geist muoz sich halten in einer lîdelicheit”. Averroes nell’opera tedesca di Meister Eckhart
Amira Juri Cuestiones acerca de la posibilidad, la hermenéutica sacra y la lengua árabe en la filosofía de Averroes.

-                     Sessão de Comunicações -  Tomás de Aquino
Coordenação -  Ricardo Villalba
Santiago Argüello El carácter intelectual de los deseos más profundos. Repensando a Tomás de Aquino a partir de Henri Bergson
Evaniel Bras dos Santos A noção de natureza no De principiis naturae de Tomás de Aquino
Camila de Souza Ezidio A Construção dos Conceitos de Ato e Potência na História da Filosofia

10.30-10,45 hs.  Pausa

10,45 - 12  hs. Sessões paralelas

- Sessão de comunicações - Filosofías árabe y judía
Coordenação: Gustavo Fernández Walker
Jimena Paz Lima Introducción al problema de la materia según el Compendio de Metafísica de Averroes
Silvia Ziblat Política y filosofía en Hasday Crescas (Barcelona, 1340 - Zaragoza 1412). Una aproximación

Sessão de comunicações - Estudios misceláneos de translatio
Coordenação: Olga Larre
João Lupi Patrística e Medieval: os Estudos Patrísticos no Brasil
Natalia Strok Creatio ex nihilo en Juan Escoto Eriúgena y su recepción en las historias de la filosofía de Brucker, Tennemann y Rixner
Johnny Taliateli de Couto  A hierocracia pontifícia posta em prática: uma análise dos processos de deposição do rex tyrannus e do rex inutilis

- Sessão de comunicações - Tomás de Aquino
Coordenação: Carlos Arthur do Nascimento
Sergio de Souza Salles Tomás de Aquino e a “regula dilectionis proximi
Anselmo Ferreira Imaginação e abstração em Tomás de Aquino
Fernanda Ferreira de Campos A noção de sabedoria na Suma Contra os Gentios

12- 13 hs.  Videoconferência: Gregorio Piaia Il contributo del medioevo alla nascita. Della moderna storiografia filosofica

13 a 15 hs.  Pausa

15 - 16,30 hs. Sessões paralelas

- Sessão de comunicações - Tomás de Aquino
Coordenação: Ana Mallea
Silvana Filippi La metafísica en Tomás de Aquino a contraluz de la interpretación heideggeriana
Pablo Furlotti Justicia y amor de amistad según el pensamiento de Tomás de Aquino
Matheus Gómes Monteiro Tomás de Aquino: princípio de não-contradição e a onipotência divina

- Sessão de comunicações – Estudios misceláneos de translatio
Coordenação: Olga Larre
Fernando Lima ¿Por qué el Pseudo Dionisio no sistematizó una antropología?
Ricardo Villalba Apuntes en torno a la división de las ciencias especulativas según las Quaestiones super libros Metaphysicorum Aristotelis VI, I de Duns Scotus
Diego Toscano Antecedentes medievales de las teorías de los signos

- Simpósio Nicolás de Cusa
Coordenação: Claudia D’Amico (Jorge da Silva Santos)
Ezequiel Ludueña La noción de contractio en Bertoldo de Moosburg como una fuente de Nicolás de Cusa
Alexia Schmitt El hombre como segundo dios: la asimilación de la sentencia de Hermes Trismegisto por Nicolás de Cusa
Cecilia Rusconi Las premisas de la ciencia enigmática. Una breve introducción a De Beryllo de Nicolás de Cusa

16,30 -16,45 hs.  Pausa

16,45 - 18,15 hs.Sessões paralelas

- Simpósio Nicolás de Cusa
Coordenação: Claudia D’Amico (Jorge da Silva Santos)
Claudia D’Amico Nicolás de Cusa: ontología, henología y metafísica del intelecto
Victoria Arroche La noción de principium y sus fuentes en el De Beryllo de Nicolás de Cusa
José Texeira Neto De principio (1459) de Nicolau de Cusa: continuidadee ruptura com a tradição neoplatônica?

- Simpósio: Escolástica Americana
Coordenação: Celina Lértora (Walter Redmond)
Mauricio Beuchot Alonso de la Vera Cruz y su obra Fisica
Celina A. Lértora Mendoza Continuidad escolástica y ruptura premoderna: la materia primera en los cursos coloniales
Ángel Muñoz García Escolástica colonial venezolana

18,15-18,30 hs.  Pausa

18,30 - 19,30 hs.  Sessão Especial: Escolástica Americana
Conferência : Walter Redmond Tiripitio et cetera. La filosofía en la colonias ibéricas de América
Apresentação de Projeto

21 hs. Apresentação do  Coral da UNSTA, dirigido pelo Maestro Orlando Dip


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Sexta-feira 13

9 - 10,30 hs.  Sessões paralelas

- Sessão de comunicações - Tomás de Aquino
Coordenação: Rafael Cúnsulo
Carlos Alberto Insaurralde Comentarios del Doctor Angélico al Libro de las Sentencias de Pedro Lombardo sobre la contemplación virtuosa de los reflejos de la Belleza divina en el orden del Universo
Darío  Limardo La tesis de la convertibilidad entre ‘ente’ y ‘verdadero’ en Tomás de Aquino
Juan José Herrera El conocimiento divino del universo según Tomás de Aquino .Del Dios de Aristóteles al Dios de la Biblia

- Sessão de comunicações – Temas de ética e política na  Escolástica
Coordenação: Ricardo Villalba
Olga Larre Un estudio en torno a la posibilidad y el objeto de la felicidad en la ética de Guillermo de Ockham
Graciela Assaf de Viejobueno El derecho natural y el derecho de gentes: que va de ayer a hoy
Sergio Castaño Potestas suprema e independencia como notas de la república en Vitoria y Suárez. La tesis y sus problemas

- Sessão de comunicações – Ensino de Filosofia Medieval
Coordenação: Olga Beltramo
Isabel Cardozo Experiencia  docente en la enseñanza de la Filosofía  Medieval
Catherine Melo Alves O Ensino de História da Filosofia Medieval no Curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins: tendências, apontamentos e limites pedagógicos.
César Ibarra Enseñanza virtual de la filosofia medieval  y realidad social

10.30-10,45  hs. Pausa

10,45 – 12 hs.  Sessões paralelas

- Sessão de comunicações: - Buenaventura de Bagnoregio
Coordenação: Susana Violante
Gerald Cresta  Especificidad de la belleza en el pensamiento de San Buenaventura
Armenia Maria de Souza A problemática da pobreza em são Boaventura de Bagnoregio (+ - 1217/1221- 1274): uma análise da apologia pauperum
Beatriz Reyes Oribe La voluntas naturalis en el Comentario a las Sentencias de Pedro Lombardo de San Buenaventura

- Sessão de comunicações- Tomás de Aquino
Coordenação: Ana Mallea
Rafael Cúnsulo Libertad y Religión
Martín de Blassi  El tratamiento de la acedia en Tomás de Aquino: ¿vicio o tristeza?
Carlos Arthur do Nascimento O Comentário de Tomás de Aquino aos Segundos Analíticos, Liv. I, cap. 13, 78b34-79a16.

- Sessão de comunicações - Filosofía s. XII
Coordenação: Olga Beltramo
Edsel Diebe Influências platônicas no conceito de existimatio em Pedro Abelardo          
Natalia Jakubecki Juan de Salisbury: el Policraticus como bisagra entre la tradición y la innovación

12 -13,30 hs.  Sessão especial:  Estética  medieval
Apresentação e coordenação: João Lupi
Melisa Chornobay Bergonso A estética musical em Boécio: beleza, harmonia, números, som e afetos
Ricardo Ferreira Nunes A influência do pensamento teológico e filosófico nas transformações arquitetônicas do espaço religioso das catedrais góticas medievais
Ricardo Da Costa El relato del Génesis en el Tapís de la Creació (siglos XI-XII): la transcendencia en la Estética Medieval

13,30 - 15 hs.  Pausa

15 - 16,30 hs.  Sessões paralelas

- Sessão de comunicações - Tomás de Aquino
Coordenação: Ruth Ramasco
Ana Mallea No irracionales sino no racionales
José Mendoza Introducción al análisis de la noción philosophia prima en Tomás de Aquino y sus implicancias regulativas en las ciencias particulares
Paulo Martines A liberdade humana para Tomás de Aquino

-  Sessão especial: Agustín de Hipona
Apresentação e coordenação: Silvia Contaldo
Julio Méndez El modelo agustiniano de relaciones entre fe y filosofía
Mariana Paolozzi de Cunha A ambivalência da razão em Agostinho
Oscar Velázquez Las Confesiones de San Agustín en la perspectiva de la caverna platónica

16,30 -16, 45 hs.  Pausa

16,45 - 18,15 hs.  Sesiones paralelas

- Simpósio: Continuidades y rupturas en torno a los Magistri Artium parisienses
Coordenação: Valeria Buffon (Violeta Cervera Novo)
Antoine Côté Boecio de Dacia, la eternidad del mundo y la doble verdad.  Retorno sobre un viejo problema
Mariano Pérez Carrasco Monopsiquismo y monosomatismo. Voegelin intérprete de Siger de Brabante
Iacopo Costa La Ética Nicomaquea en París (1270-1300)

- Sessão especial: Agustín de Hipona
Corodenação:  Silvia Contaldo
Marcos Nunes Costa A criação e suas formas arquétipas eternas na cosmogênesis agostiniana
Ricardo García De la metáfora a la ontología: las dos ciudades en Agustín de Hipona. Revisión de la tesis del “Agustinismo político” de H-X.  Arquillière y su culminación en Egidio romano
Silvia Contaldo Jura dizer a verdade, somente a verdade? Breve Comentário sobre o De Mendacio de Agostinho

18,15-18,30 hs.  Pausa

18,30 - 20,30 hs.  Sessão especial San Agustín
Informações sobre atividades de pesquisas e estudos agostinianos
Encerramento do Simpósio: Silvia Magnavacca Ruptura agustiniana y continuidad contemporánea a propósito de Antígona 335
Vídeo musical : Agustín de Hipona


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Sábado 14

9 - 10,30 hs.  Sessões paralelas

- sessão de comunicações: Tomás de Aquino
Coordenação: Carlos Arthur do Nascimento
Rodrigo Marinho Santos Ribeiro A criação segundo Santo Tomás de Aquino
Matheus Pazos O uso da analogia em Tomás de Aquino: notas sobre Summa Theologiae, I, 13, 5
Macelo Pereira de Andrade O autoconhecimento da alma em Tomás de Aquino: o afastamento em relação à posição agostiniana da notitia sui

- Simpósio: Continuidades y rupturas…
Coordenação: Valeria Buffon (Cervera Novo)
Ricardo Saccenti Naturaleza y Escritura. Ley de la naturaleza y ética cristiana en la cultura universitaria a mediados del siglo XIII
Fernanda Ocampo Siger de Brabant y Dietrich von Freiberg. En torno al debate sobre la ‘distinción real’ entre esencia y acto de ser
René Letourneau Roger Bacon y Robert Kilwardby en la facultad de artes de París: algunos elementos de continuidad doctrinal en los Communia gramatice (ca. 1260)
Valeria Buffon Discusiones metodológicas y epistemológicas en torno al estudio del bien supremo en algunos comentarios a la Ética Nicomaquea durante el siglo XIII


10.30-10,45 hs.  Pausa

10,45 -12 hs.  Sessões paralelas

- Sessão de comunicações: Filosofía ss. XII-XV
Coordenação: Ricardo Villalba
Marcela Borelli  La estructura narrativa del Canzoniere. Una posible respuesta al conflicto moral agustiniano del Secretum
José de Oliveira Barbalho A teoria marsiliana do sacerdócio

- Simpósio: Continuidades y rupturas…
Coordenação: Valeria Buffon (Cervera Novo)
Violeta Cervera Novo  La utilización del corpus aristotélico en los primeros comentarios a la Ética Nicomaquea: la anónima Lectura abrincensis in Ethicam ueterem
Ana María Mora Márquez Interacciones entre lógica y gramática en el siglo XIII (Facultad de artes – universidades de Paris y Oxford)
Gustavo Fernández Walker Los “nuevos lenguajes” oxonienses en la Universidad de París: condiciones de posibilidad de una revolución metodológica

- Sessão de relatos de pesquisas
Coorddenação: Juan José Herrera
María Soledad Ale La sabiduría del justo
Flavia Dezzutto Sobre las nociones de intellectus/felicitas y affectus/beatitudo en Alberto Magno
Paula Freitas Acumulo e circulação da moeda em Incola Oresme

- Sessão de alunos
Coordenação: Susana Violante
Mariano Olivera De la angustia vital o preocupación del amor en San Agustín
Alexis Marcus Consideraciones sobre la traslatio studii entre los siglos VI y IX
Nicolas Martínez Sáez y Elías Bravo El amor cortés como bisagra entre dos Edades Medias
Nahima Caram Éxtasis y Excessus Mentis en el Itinerarium de San Buenaventura

12 -13 hs.  Assembleia- eleição da sede do próximo Congresso

13 - 15 hs.  Pausa

15 hs. -16,30 hs. Sessões paralelas

- Sessão de comunicações: Filosofía de los ss. XV-XVIII
Coordenação: Celina Lértora Mendoza
Olga Beltramo La ley natural en el tratado De legibus et legisltore Deo de Francisco Suárez
Giannina Burlando Método histórico rupturista en el sistema de la virtud política de F. Suárez
Antonio Rocha Martins Semânticas e ressonâncias medievais do poder na modernidade. Inocêncio III e Martín de Azpilcueta




 Sessão de relatos de pesquisas
Coordenação: Silvia Contaldo
Jacob Scheneider A imagem de Platão em Tomás de Aquino. Observações a uma controversa medieval: Platão e/ou Aristóteles
Roberto Merizalde Las principales fuentes de la visión estética de Tomás de Aquino
Eduardo Rosaz Filosofía y exégesis: “dioses por participación” según Santo Tomás

-Sessão de alunos
Coordenação: Gustavo Fernández Walker
Pedro Agustín Medei Salus: voz latina resignificante del ars medica
Marcio Fernandes Aspectos históricos e conceituais do “de virtutibus in communi” de Tomás de Aquino
Emiliano Primiterra Tomás de Aquino: aproximaciones y diferencias respecto de Aristóteles
Antonella Oviedo Libertad, voluntad, cuerpo y trascendencia en la mística de Margarita Porete


- Sessão de temas livres
Coordenação: Marcela Borelli

16,30 -16, 45 hs.  Pausa

16,45 - 17,45 hs.  Painel de discussão “Ensino e Pesquisa em Filosofia Medieval”
Coordenação: Marcela Borelli
Inscritos
Natalia Jakubecki
Celina A. Lértora Mendoza
Ana Mallea
Susana Violante
Ricardo Villalba


17,45-18, 45 hs.  Conferência de encerramento: José Antonio C. R. de Souza A conduta ética do rei no De regimine christiano de Tiago de Viterbo -  Apresentação: Celina A. Lértora Mendoza

19 hs.  Encerramento e Despedida
Juan José Herrera
Sílvia Contaldo
Ruth Ramasco
Celina A. Lértora Mendoza


20, 30 hs. Jantar de confraternização


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TERCEIRA CIRCULAR


Local do Congresso
UNSTA
San Miguel de Tucumán

Organizadores:
Universidad del Norte  Santo Tomás de Aquino - UNSTA
Fundación para el estudio del pensamiento argentino e iberoamericano -FEPAI


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Página web:


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Programação e informações sobre as Sessões

1.  Conferências plenárias sob a responsabilidade de convidados especialistas.
 Estão previstas quatro conferências plenárias sob a responsabilidade de Luis A. De Boni (conferência  inaugural), Gregoria Piaia (quinta-feira ao meio-dia), Walter Redmond (quinta-feira, à tarde) e José Antônio C. R. de Souza.

2. Painéis e sessões plenárias especiais
Están agendados Estão agendados
- Painel ‘Continuidade e Rupturas’ (quarta-feira, manhã)
- Sessio latina agitata (quarta-feira, à tarde)
- Sessão Escolástica americaba (quinta á tarde,  (Simpósio de encerramento homônimo)
- Sessão Especial de Estética Medieval (sexta-feira, ao meio dia)
- Sessão Especial: Agostinho de Hipona (encerramento em conjunto com a sessão especial em paralelo – secta-feira à tarde)

3. Simpósios – a programação detalhada será enviada em breve
- Nicolau de Cusa:  Coordenação de Claudia D’Amico (quinta-feira à tarde)
- Escolástica Americana: coordenação de Celina A. Lértora Mendoza (quinta-feira à tarde)
- Continuidades e  ruptura em torno dos  magistri artium parisienses: coordenação Valeria Buffón(sexta-feira á tarde e sábado de manhã)

4. Sessões de Comunicações – a programação será enviada em breve

5. Informes de investigación. Anuncio importante. Se autoriza a quienes no lleguen  a tiempo con la terminación de su inscripción para ser incluidos en el programa de Simposio, sesiones especiales y comunicaciones, y en la publicación de las Actas, que pueden presentar su trabajo como Informe de investigación”, de acuerdo a lo establecido en la Primera Circular, teniendo plazo para inscribirse en esta sesión hasta el 20 de agosto

6. Sesiones para alumnos avanzados. Se recuerda a los alumnos que han presentado trabajo que deben acompañar la aprobación de un profesor: plazo hasta el 20 de agosto

7. Sesión de discusión: Enseñanza e investigación en Filosofía Medieval (sábado por la tarde) Se ha abierto este espacio para la reflexión y discusión de ideas y propuestas sobres este tema. Los interesados en reservar un espacio para exponer brevemente sus ideas (5/7 minutos) deben hacerlo hasta el 20 de agosto. Termindas estas exposiciones, si hay tiempo se admitirán otras espontáneamente, y luego se pondrán todas en discusión.

8. Sesión de presentaciones espontáneas (sábado por la mañana) La organización ha decidido abrir un espacio para presentaciones espontáneas sobre los temas del congreso (con excepción de los que serán considerados en la Sesión de discusión y los relativos a la seria de congresos latinoamericanos y próxima sede, que serán tratados en la Asamblea, fijada para el sábado almediodía)

Nota: para la sessio latina se admiten participaciones hasta el 20 de agosto

Listado de trabajos agendados

Araoz Vallejo, Bernabé, “Un aporte de la psicología aviceniana en Occidente”

Argüello, Santiago, “Aspectos de la concepción de inteligencia en Tomás de Aquino que la filosofía bergsoniana invita a repensar”

Arroche, Victoria, “La noción de principium y sus fuentes en el De Beryllo de Nicolás de Cusa”

Beauchot,Mauricio, “Alonso de la Vera Cruz y su obra física”

Beccarisi, Alessandra, “Der geist muoz sich halten in einer lîdelicheit. Averroes en la obra alemana de Meister Eckhart”

Blanco, José, “El presunto averroísmo de Dante”

Brás dos Santos, Evaniel, “A noção de natureza no De principiis naturae de Tomás de Aquino”

Buffón, Valeria, “Discusiones metodológicas y epistemológicas en torno al estudio del bien supremo en algunos comentarios a la Ética Nicomaquea durante el siglo XIII”

Burlando, Giannina, “Método histórico crítico rupturista en el sistema de la virtud política de F. Suárez”

Campos Benítez, Juan Manuel, “Los octágonos medievales de oposición y equivalencia”

Cardozo, Isabel, “Experiencia  docente en la enseñanza de la Filosofía  Medieval”

Castaño, Sergio, “Potestad suprema e independencia como notas de la república en Vitoria y Suárez. La tesis y sus problemas”

Castillo, María del Mar, “Enrique de Ganthe y Juan Duns Escoto: ¿cómo elegir rectamente?”

Cervera Novo,Violeta, “La utilización del corpus aristotélico en los primeros comentarios a la Ética Nicomáquea: La anónima Lectura abrincensis in Ethicam ueterem anónima “

Chornobay Bergonso, Melissa, “A estética musical em Boécio: beleza, harmonia, números, som e afetos”

Corti, Enrique, “ialéctica trinitaria y trinitarismo”

Costa, Iacopo, “La Ética Nicomaquea en París (1270-1300)”

Côté, Antoine, “Boecio de Dacia, la eternidad del mundo y la doble verdad. Retorno sobre un viejo problema”

Cúnsulo, Rafael, “Libertad y Religión en Tomás de Aquino”

da Costa, Ricardo, “El relato del Génesis en el Tapiz de la Creación (siglo XII): la trascendencia en la Estética”

da Silva Santos, Jorge, “Limites e fecundidades de uma prática fenomenológica da Idade Média”

D'Amico, Claudia, “Nicolás de Cusa: ontología, henología y metafísica del intelecto”

de Boni, Luis, “A crítica de Ricardo Fitzralph às ordens mendicantes”

de Oliveira Barbalho, José, “A teoria marsiliana do sacerdocio”

de Souza Izidio, Camila, “Ato e Potência na primeira via que demonstra a existência de Deus em São Tomás de Aquino”

de Souza Salles, Sergio, “Tomás de Aquino e a regula dilectionis proximi

Diebe, Edsel, “Influências Platônicas no Conceito de existimatio Pedro Abelardo”

do Nascimento, Carlos, “O Comentário de Tomás de Aquino aos Segundos Analíticos, I, 13, 78b34-79a16”

do Nascimento, Sidnei Francisco, “Sobre a providência divina e o destino: Plotino e Orígenes”

Dutra Rossatto, Noelí, “A profecia joaquimita dos três grandes homens”

Fernández Walker, Gustavo, “Los ‘nuevos lenguajes’ oxonienses en la Universidad de París: condiciones de posibilidad de una revolución metodológica”

Ferreira, Anselmo, “Imaginação e abstração em Tomás de Aquino”

Ferreira de Campos, Fernanda, “A noção de sabedoria na Suma Contra os Gentios

Ferreira Nunes, Ricardo, “A influência do pensamento teológico nas transformações arquitetônicas do espaço religioso das catedrais góticas medievais”

Filippi, Silvana, “La metafísica en Tomás de Aquino a contraluz de la interpretación heideggeriana”

Furlotti ,Pablo, “Justicia y amor de amistad según el pensamiento de Tomás de Aquino2

García, Ricardo, “De la metáfora a la ontología: la interpretación de las dos ciudades en Agustín de Hipona”

Gomes Monteiro, Matheus, “Tomás de Aquino: o princípio de não-contradição e a onipotência divina”

Herrera, Juan José, “El conocimiento divino del universo según Tomás de Aquino. Del Dios de Aristóteles al Dios de la Biblia”

Ibarra, César, “Enseñanza virtual de la filosofía medieval y realidad social”

Insaurralde, Carlos Alberto, “Comentarios del Doctor Angélico al libro de las Sentencias de Pedro Lombardo sobre la contemplación virtuosa de los reflejos de la Belleza divina en el orden del Universo”

Jakubecki, Natalia, “Juan de Salisbury: el Policraticus como bisagra entre la tradición y la innovación,,

Juri, Amira,”Cuestiones acerca de la lengua árabe y la hermenéutica sacra en la filosofía de Averroes”

Larre, Olga, “Un estudio en torno a la posibilidad y el contenido de la felicidad en la ética de Guillermo de Ockham”

Lértora, Celina, “Continuidad escolástica y ruptura premoderna: la materia primera en los cursos coloniales”

Lima, Jimena, “Introducción al problema de la materia según el Compendio de Metafísica de Averroes”

Limardo, Darío, “La tesis de la convertibilidad entre ‘ente’ y ‘verdadero’ en Tomás de Aquino”

Ludueña, Ezequiel, “La noción de contractio en Bertoldo de Moosburg como una fuente de Nicolás de Cusa”

Lupi, João, “Patrística e Medieval: os Estudos Patrísticos no Brasil”

Magnavacca, Silvia, “Ruptura agustiniana y continuidad contemporánea a propósito de Antígona 335”

Mallea, Ana, “No irracionales sino no racionales”

Marinho Santos Ribeiro, Rodrigo, “A criação segundo Santo Tomás de Aquino: Deus como princípio e causa da existência de todas as coisas”

Martín De Blassi, Fernando, “El tratamiento de la acedia en Tomás de Aquino: ¿vicio o tristeza?”

Méndez, Julio, “El modelo agustiniano de relaciones entre fe y filosofía”

Mendoza, José, “Análisis de la noción de philosophia prima en Tomás de Aquino y sus implicancias regulativas en las ciencias particulares”

Mora Márquez,A na María, “Interacciones entre lógica y gramática en la Facultad de Artes de la Universidad de París en el siglo XIII”

Muñoz García, Ángel, “Escolástica colonial venezolana”

Nunes da Costa, Marcos, “A criação e suas formas arquétipas eternas na cosmogênesis agustiniana”

Ocampo, Fernanda, “Siger de Brabant y Dietrich von Freiberg en torno al debate sobre la ‘distinción real’ entre esencia y acto de ser”

Paolozzi Sérvulo da Cunha, Mariana, “A ambivalência da razão em Agostinho: potente e impotente”

Pazos, Matheus, “O uso da analogia em Tomás de Aquino”

Pereira de Andrade, Marcelo, “ autoconhecimento da alma em Tomás de Aquino”

Piaia, Gregorio, “Il contributo del medioevo alla nascita della moderna storiografia filosofica”

Redmond, Walter, “Tiripitio et cetera. la filosofia en la colonias ibéricas de América

Reyes Oribe, Beatriz, “La voluntas naturalis en el Comentario a las Sentencias de Pedro Lombardo de San Buenaventura”

Ribeiro dos Santos Campos de Oliveira, Jonathas, “Aspectos teológicos presentes nas críticas de
Bernardo de Claraval à ordem de Cluny em sua carta a Roberto”

Rocha Martins, Antonio, “Semânticas e ressonâncias medievais do poder na modernidade. Inocêncio III e Martin de Azpilcueta”

Rusconi, Cecilia, “Quaeramus in nobis  Intelecto y fe en Nicolás de Cusa”

Saccenti, Ricardo, “Naturaleza y Escritura: ley natural y ética cristiana en la cultura universitaria de mediados del siglo XIII”

Schmitt, Alexia, “El hombre como segundo dios: la asimilación de la sentencia de Hermes” Trismegisto por Nicolás de Cusa”

Strok, Natalia, “Creatio ex nihilo en Juan Escoto Eriúgena y su recepción de las historias en la filosofía de Brucker, Tennemann y Rixner”

Taliateli do Couto, Johnny, “A hierocracia pontifícia posta em prática: uma análise dos processos de deposição do Rex inutilis e do Rex tyrannus

Texeira Neto, José, “De principio (1459) de Nicolau de Cusa: continuidade e ruptura com a tradição neoplatônica?”

Velázquez, Oscar, “La Confesiones de Agustín en la perspectiva de la caverna platónica”

Violante, Susana, “Otloh de San Emeramo y el infierno de Dante”

Xavier, María Leonor, “A questão do apriorismo do argumento anselmiano. Uma leitura escolástica”

Ziblat, Silvia, “Política y filosofía en Hasday Crescas (Barcelona, 1340- Zaragoza, 1412)”


Lenguas del congreso

Serán lenguas oficiales del congreso el castellano y el portugués,  las circulares oficiales serán bilingües. La comunicación puede hacerse en cualquiera de los dos idiomas.

Se aceptarán trabajos en cualquiera de las lenguas habituales.


Tasas de Inscripción
- Participantes graduados $USA 35 = $ 200

- Estudiantes (acreditar con libreta universitaria) gratis


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SEGUNDA CIRCULAR


Local  do Congresso
UNSTA
San Miguel de Tucumán

Organização
Universidad del Norte  Santo Tomás de Aquino - UNSTA
Fundación para el estudio del pensamiento argentino e iberoamericano -FEPAI

Coordenação geral (Argentina)
Rafael Cúnsulo y Juan José Herrera (UNSTA)
Celina Lértora Mendoza y Ruth Ramasco (FEPAI)

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Informações e contato

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Apresentação de trabalhos

O texto final dos resumos  aprovados (veja-se abaixo a relação de trabalhos - até 20 de maio p.p) poderá ser enviado até 30 de junho de 2013. Deve conter 5000 (cinco mil) palavras ou 30000 (trinta mil) caracteres no máximo. Os textos completos que forem aprovados serão publicados em CD, a ser entregue aos participantes do Congresso. Somente aqueles participantes que entregarem seu texto completo poderão apresentar seu trabalho   e, portanto, terão seu texto incluido no CD e nas Atas do Congresso.

Sessões para alunos de pós-graduação

Estudantes de pós-graduação poderão apresentar trabalhos referentes aos seus estudos e pesquisas sobre os temas do Congresso, segundo os mesmos requisitos. Deverão apresentar um resumo expandido com 500-600 palavras seguido de uma síntese de 100 palavras. Tanto um quanto outro devem ter sido aprovados pelo professor orientador. O trabalho final deve ter 2000 palavras. O prazo para envio  é 30 de junho.

Sessão  latina agitata
A organização também convoca os interesados a apresentar trabalhos em uma sessão especial, destinada a estimular o uso da língua latina em trabalhos na área da Filosofia Medieval, coordenada por Célina Lértora e Walter Redmond.
Os interessados poderão participar com a tradução latina do trabalho apresentado nas outras sessões ou com outro rabalho. Os trabalhos devem ter uma extensão mínima de 1500 palavras e um máximo de 5000 palavras, com resumo de 100 palavras. O prazo para o envio do trabalho e do resumo é 31 de julho. Os trabalhos serão lidos e discutidos em latim; os interesados em participar como ouvintes  poderão solicitar antecipadamente os textos aos respectivos coordenadores, para preparar suas perguntas e eventuais observações.

PRE-CONGRESSO

Nos días 8, 9 e 10 de setembro, na sede do Congresso, serão realizadas atividades de pre-congresso. Os interesados devem fazer inscrição específica, utilizando o mesmo modelo que consta desta circular.


TRIDUUM DEUS ET LOGICA
a Gualterio Redmond diebus 8-10 mensis Septembris anno MMXIII oblatum (apud XIV Congressum Latino-Americanum de Philosophia Aetatis Mediae), patrocinante Sancti Thomas Academia, Tucumani in Re Publica Argentina.

Praeceptor primam praelectionem die dominica vespere habebit, alias vero mane feria secunda et tertia.

Syllabus
1. Sessio Prima: Logica
2. Sessio Secunda: Logica Dei
3. Sessio Tertia: Logica Naturae
4. Sessio Quarta: Logica Perfectionis
5. Sessio Quinta: Logica Justitiae
6. Sessio Sexta: Logica Mysticae
7. Sessio Septima: Logica Logicae




Línguas do Congresso:
As línguas espanhola e portuguesa serão as línguas oficiais do Congresso e as circulares serão bilingües. As comunicações poderão ser feitas em uma ou outra língua. Serão  aceitos trabalhos em ambas as línguas e inclusive em latim.
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Taxas de inscrição
Graduados: SUSA 35 = s 200
Estudantes estão isentos da taxa mediante apresentação de documento comprobatório.


Patrocínios e Apoios

Declaración de Interés provincial - Legislatura de la Provincial d eTucuman

Facultad de Filosofía e Instituto de Pensamiento Iberoamericano - Universidad Pontificia de Salamanca
Facultad de Filosofía - Universidad de Barcelona
Facultad de Filosofía - Universidad Complutense de Madrid.
Facultad de Filosofía - Universidad de Salamanca
Facultad de Filosofía - Universidad de Alcalá de Henares
Facultad de Filosofía - Universidad de Granada
Facultad de Filosofía - Universidad de Sevilla
Sociedad Española de Filosofía Medieval  -  SOFIME


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PRIMEIRA CIRCULAR


Local do  Congresso
UNSTA
San Miguel de Tucumán

Organizadores
Universidad del Norte  Santo Tomás de Aquino - UNSTA
Fundación para el estudio del pensamiento argentino e iberoamericano -FEPAI

Autoridades

Presidentes de Honra
Luis  Alberto De Boni (Brasil)
José Antonio C. R. de Souza (Brasil)

Comissão Acadêmica
Jorge Ayala (Espanha)
Francisco Bertelloni (Argentina)
Mauricio Beuchot (México)
Joaquim Cerqueira Gonçalvez (Portugal)
Claudia D’Amico (Argentina)
João Lupi (Brasil)
José Meirinhos (Portugal)
Carlos Arthur R. do Nascimento (Brasil)
Gregorio Piaia (Itália)
Josep Puig Montada (Espanha)
Rafael Ramón Guerrero (Espanha)
Walter Redmond (EEUU)
Josep Ignasi Saranyana (Espanha)
Oscar Velázquez (Chile)
María Leonor Xavier (Portugal)

Comissão Institucional
Giannina Burlando (Chile)
Marcos Nunes Costa (Brasil)
Jorge Augusto da Silva Santos (Brasil)
Ricardo Luiz Silveira da Costa (Brasil)
Jan ter Reegen (Brasil)

Representantes por países
Argentina: Silvana Filippi
Brasil: Alfredo Culleton
Chile: Santiago Orrego
Espanha: Pedro Mantas
México: Jorge Alejandro Tellkamp
Paraguai: Ricardo Villalba
Peru: Luis Bacigalupo
Uruguai Francisco O’Reilly

Comissão Executiva
Celina Lértora Mendoza (Coordenadora)
Silvia Contaldo (Brasil)
Susana Violante
Natalia Jakubecki
Gustavo Fernández Walker
Marcela Borelli

Coordenação Geral (Argentina)
Rafael Cúnsulo y Juan José Herrera (UNSTA)

Celina Lértora Mendoza y Ruth Ramasco (FEPAI)
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Informações e contatos

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Página web:

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Objetivos e Fundamentação
O XIV Congresso  dá continuidade a uma série de congressos latino-americanos  cujo  objetivo geral  é fomentar, fortalecer e consolidar os  estudos filosóficos medievais  no âmbito da América Latina, criando  tradição  de pesquisa,  de ensino  e de  divulgação da Filosofia Medieval.

Neste congresso propõe-se especialmente:
fortalecer  os estudos e a pesquisa da Filosofia Medieval na América Latina;
conhecermo-nos  e dar visibilidade às nossas pesquisas;
recuperar  valores e ganhos  do ciclo de congressos latino-americanos já realizados;
abrir espaço para a pesquisa na área da Escolástica Americana;
fortalecer a rede latino-americana;
atualizar os estudos  em Filosofia Medieval na América Latina, promovendo a pesquisa e estudos especializados.

Em  nível internacional os medievalistas estão empenhados em aprofundar esse mesmo tema. Desejamos e propomos que este XIV Congresso, a realizar-se na Argentina, no próximo ano, tenha especial destaque junto à comunidade de pesquisadores medievalistas.

Além disso, serão aceitos quaisquer outros temas pertinentes à Filosofia Medieval para os participantes  latino-americanos.

Eixos temáticos
Filosofia Medieval: Continuidade e Rupturas

Filosofia Medieval: temas e problemas
1. Filosofia da Antiguidade Tardia
2. Patrística
3. Grandes Mestres da alta Idade Média
4. Escolástica latina
5. Filosofia árabe e judia
6. Filosofia bizantina
7. Filosofia  do Renascimento
8. Segunda Escolástica
9. Escolástica americana
10. Pesquisa e ensino em Filosofia Medieval

Estrutura

Os temas tratados no Congresso  serão desenvolvidos de acordo com a seguinte estrutura:

1. Conferências plenárias sob a responsabilidade de especialistas convidados

2. Mesas redondas o painéis sobre temas de relevantes, sob a responsabilidade de especialistas convidados.

3. Simpósio.  Poderão ser propostos sobre qualquer tema do Congresso, sob a responsabilidade de  um coordenador e de um sub-coordenador, preferencialmente de países diferentes. O Simpósio deve ter um mínimo de  3 (três) comunicações e um máximo de 12 (doze), incluidas as dos Coordenadores.  A proposta para oferta de Simpósio,  devidamente fundamentada, deve ser apresentada pelos respectivos coordenadores até o dia 30 de março e será avaliada pelo Comitê Científico no prazo de 10 dias após o recebimento.  Caberá aos coordenadores proponentes do Simpósio a avaliação e aprovação das comunicaçoes, cuja composição de comunicações  deverá  estar concluída até 30 de abril, data em que devem ser encaminhadas os resumos e fichas de inscriçao  de todos os participantes do Simpósio.

Não será necessária a apresentação de resumo expandido.  A apresentação das comunicações dos Simpósios  obedece aos mesmos critérios indicados para as demais  comunicações.


4. Sessões de comunicacões: as comunicações  serão apresentadas por aqueles  interessados em  participar de alguma das sessões indicadas. Os resumos e respectivo texto definitivo serão aprovados pelo Comitê Científico.  Os resumos  expandidos serão recebidos até o dia  30 de abril de 2013 e devem ter  800-1000 palavras,  acompanhado de uma síntese com 100 palavras.
Os proponentes receberão comunicado de aprovação de sua comunicação dentro de 30 dias, a contar do seu  recebimento.
O texto completo das comunicações dos resumos aprovados deverão ser enviados até o dia 30 de junho de 2013. O texto deve ter o máximo de 5.000 palavras (ou 30.000 caracteres).
Os textos completos que forem aprovados serão publicados em CD, a ser entregue aos particpantes do Congresso. Apenas poderão apresentar o trabalho no Congresso  aqueles participantes que entregaram o texto completo até a data prevista e estes, portanto, estarão incluídos no CD e nas Atas.

5. Relatos de pesquisa em forma de posters. Nessa modalidade, as propostas devem ser apresentadas  segundo os critérios para apresentação de  comunicações e nos mesmos prazos.

6. Sessões para estudantes de pós-graduação: estudantes de pós-graduação poderão apresentar trabalhos relativos ao seu tema de pesquisa e que estejam vinculados aos temas do Congresso, segundo os mesmos criterios de participação.  Deverão apresentar resumo expandido de  500-600 palabras  acompanhado de uma síntese de 100 palavras.  O trabalho final deverá ter, no máximo, 2000 palavras.


Línguas do Congresso
A língua espanhola e a língua portuguesa serão as línguas oficiais do congresso; as circulares oficiais serão bilíngues. As comunicações poderão ser feitas em um ou outro idioma. Serão aceitos trabalhos em outras línguas.



Taxas de inscrição: $USA 35 = $ 200

·         estudantes não pagam a taxa de inscrição. Devem apresentar documento comprobatório.

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